cirurgiadaintimidade

A ninfoplastia ou cirurgia da intimidade é uma cirurgia plástica que tem por objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais, estrutura que têm como funções direcionar o jato de urina durante a micção e de proteger a vagina. A ninfoplastia tem se popularizado muito atualmente e sua procura é cada vez mais frequente.

As principais indicações para a realização desse procedimento são os casos de incômodo estético, atrito dos pequenos lábios nas vestimentas íntimas causando desconforto ou até mesmo dor durante a relação sexual. Na maioria dos casos, a estética, o incômodo psicológico durante a exposição ao parceiro e a relação sexual são as grandes motivações para a cirurgia.

O procedimento visa a retirada da parte excedente dos pequenos lábios e a reconstrução dessas estruturas, dando-lhes um aspecto mais agradável e harmônico. São utilizados no procedimento fios absorvíveis que não precisam ser retirados posteriormente. As cicatrizes costumam ser imperceptíveis. O procedimento dura, em média, de 40 minutos à uma hora. A anestesia para o procedimento poderá ser a raquianestesia, a peridural ou apenas anestesia local, geralmente associada a sedação. A grande maioria dos casos a paciente deixará o hospital no mesmo dia.

Outros procedimentos cirúrgicos locais podem ser também realizados para conferir melhor resultado estético à genitália externa feminina. Exemplo disso são os procedimentos realizados para melhorar o aspecto dos grandes lábios vaginais. Nos casos em que desejamos reduzir o volume desses, utilizamos técnicas especializadas de lipoaspiração. Quando o envelhecimento, perda de peso ou fatores de hereditariedade "murcham" os grandes lábios, podemos melhorar muito a região com aplicações de gordura da própria paciente (lipoenxertia), garantindo grande rejuvenescimento local.

A ninfoplastia geralmente obtem ótimos resultados e está diretamente relacionada a aumento significativo da autoestima e da melhora na qualidade de vida da paciente.