posemagrecimento

Após a cirurgia bariátrica ou qualquer perda substancial de peso, a pele e os tecidos, muitas vezes, não têm elasticidade e podem não estar em conformidade com o tamanho reduzido do corpo. Como resultado, a pele, que foi severamente estendida, agora não tem sustentação. Os braços ficam flácidos, as mamas podem achatar e ficar com mamilos apontados para baixo, o abdômen pode se estender nas laterais e na zona inferior, o que resulta em uma saliência semelhante a um avental, as nádegas, a virilha e as coxas podem apresentar flacidez, ocasionando bolsas suspensas de pele.

A intervenção cirúrgica de contorno corporal, após grande perda de peso, melhora a forma e o tônus do tecido subjacente, que sustenta gordura e pele, e remove o excesso de gordura e flacidez da pele. O resultado é uma aparência mais normal do corpo, com contornos suaves.

Antes de decidir se submeter ao procedimento, a perda de peso deve estar estabilizada, o que ocorre em torno de um ano a um ano e meio após a cirurgia bariátrica. Se continuar a perder peso, a flacidez vai reaparecer ou se o peso for rapidamente recuperado, você traumaticamente estressará sua pele já enfraquecida, causando estrias e cicatrizes alargadas na pele.

Geralmente é necessário um bom preparo pré-operatório, uma vez que os pacientes costumam apresentar deficiências nutricionais pela restrição alimentar a que são submetidos e muitas vezes apresentam comodidades associadas.

Algumas complicações podem ocorrer nestes casos. Destacamos as cicatrizes desfavoráveis; sangramento; hematoma; infecção; acúmulo de líquido (seroma); necrose de pele; assimetrias; flacidez residual da pele; dor, que pode perdurar; trombose venosa profunda e a possibilidade de novo procedimento cirúrgico (retoque).

Os procedimentos necessários para atingir seus objetivos serão definidos juntamente com um plano cirúrgico. Os procedimentos da cirurgia plástica que podem ser recomendados por seu médico incluem:

 

DERMOLIPECTOMIA ABDOMINAL

A flacidez abdominal é tratada com a retirada de fuso horizontal ou  em "âncora" de pele e gordura excedentes no abdome. A técnica a ser adotada vai variar para cada paciente, devendo ser definida individualmente.

 

BODY LIFT

O lifting completo da parte inferior do corpo trata nádegas flácidas, abdômen, cintura, quadris e a parte lateral da coxa em um único procedimento. Os tipos de incisão podem variar e podem incluir uma incisão circunferencial, em torno do corpo, para remover o “cinto” de excesso de pele e de gordura.

 

PEXIA DA MAMA

Os padrões de incisão para remoção da flacidez dos seios da mulher serão determinados com base na quantidade de excesso de pele a ser removida. A principal incisão utilizada nestes casos é a periareolar associada ao padrão em T invertido. O implante de mama é muitas vezes recomendado para melhorar a forma e o tamanho da mama.

 

LIFTING DE BRAÇO

Flacidez de pele nos braços é tratada com uma incisão na área das axilas, estendendo-se até a parte interna ou, de trás, da parte superior do braço. Incisões adicionais podem ser necessárias onde quer que haja excesso de pele.

 

LIFTING DE COXA

A remodelação dos contornos das coxas é obtida através de incisões na virilha que podem se estender para baixo, até o joelho, ao longo da parte interna da coxa.

 

Os resultados da cirurgia de contorno corporal, após grande perda de peso, são visíveis quase imediatamente. No entanto, pode levar até 1 ano para os resultados finais de todos os procedimentos aparecerem completamente. A manutenção do resultado depende de você manter peso estável e boa forma, do seu tipo de pele e de características hereditárias. Como o corpo envelhece, é natural perder certa firmeza com o passar do tempo.

 

FONTE PRINCIPAL: http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgias-e-procedimentos/contorno-corporal/pos-bariatrica/