lipoabdominoplastia

A lipoabdominoplastia estampa um novo conceito cirúrgico para o tratamento estético da região abdominal, utilizando os princípios da lipoaspiração associados aos da abdominoplastia clássica.

Os fundamentos da técnica da lipoabdominoplastia baseiam-se no descolamento reduzido do retalho abdominal. Esse descolamento é feito de forma indireta, através dos "túneis" produzidos pelas cânulas de lipoaspiração, preservando os vasos sangüíneos e linfáticos da parede abdominal e consequentemente diminuindo as complicações causadas pelos grandes descolamentos. Esta técnica promove também o tratamento da adiposidade localizada em todas as regiões do abdome, proporcionando silhueta abdominal mais harmoniosa.

A indicação da lipoabdominoplastia coincide com as da abdominoplastia clássica ou miniabdominoplastia.

A anestesia utilizada para a realização da lipoabdominoplastia pode variar muito, sendo que as técnicas mais realizadas são: raquianestesia, anestesia peridural e anestesia geral.

A lipoabdominoplastia inicia-se realizando lipoaspiração de áreas com acúmulo de gordura determinadas no pré-operatório como no dorso, flancos e abdome. Em seguida são realizadas as mesmas etapas técnicas preconizadas na abdominoplastia clássica, com diferença na área descolada do retalho abdominal, que é muito mais reduzida.

A técnica apresenta índices de complicações inferiores a abdominoplastia clássica. As principais complicações encontradas são: cicatrizes desfavoráveis; sangramento; hematoma; infecção; acúmulo de líquido (seroma); má cicatrização; necrose da pele; alterações de sensibilidade da pele; inchaço prolongado; assimetrias; deiscência (reabertura de uma ferida previamente fechada); danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, vísceras e músculos; trombose venosa profunda e a possibilidade de novo procedimento cirúrgico (retoque).

A lipoabdominoplastia apresenta excelentes resultados cosméticos, que podem ser inicialmente obscurecidos pelo inchaço, mas são claramente visto em alguns meses.